segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quando procurar um psicólogo?

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento) e tem como principal foco o indivíduo. A visão que todos têm associam a procura de ajuda psicológica a um estado de loucura.
A procura por um psicólogo abrange as mais diversificadas situações. Todos passam por momentos e situações de crise, de ruptura, momentos problemáticos ou de simples incerteza.



A maioria da população não recorre a um psicólogo quando sente necessidade. Esta atitude contribui para o possível agravamento da situação de crise, podendo desencadear uma série de outros transtornos. Pois um simples caso que poderia ser brevemente resolvido, acaba por ter todo um desenvolvimento e desdobramento, vindo a trazer maiores sofrimentos psíquicos e emocionais ao sujeito. Todas as pessoas em diversos momentos da vida passam por situações de transição, comuns a qualquer sujeito. Esses momentos são diversos, como a entrada para a faculdade, a procura e a conquista de um emprego, ou sua demissão, o início de uma vida a dois, o casamento, o nascimento do primeiro filho. São diversos os momentos de transição presentes ao longo da vida e no dia-a-dia de cada sujeito.
O ponto está na forma como cada um de nós é capaz de se confrontar com a mudança, com a transição e quais recursos psíquicos consegue mobilizar para passar por tais momentos.
Todos temos diferentes capacidades, portanto, maneiras diferentes de lidar com os momentos de crise e/ou transição. Há momentos que não encontramos recursos disponíveis para dar solução aos problemas, entrando numa “situação de crise”. Havendo uma espécie de conflito psíquico, onde interagem diversas forças divergentes e diversas. É no meio deste conflito que a ajuda de um psicólogo se faz essencial, ajudando o sujeito a encontrar as melhores opções; reorientando, apoiando e promovendo novas possibilidades de resolução.
O caminhar por um novo território agora pode ser feita sem medos, pois existe um apoio incondicional no auxílio a promoção de uma mudança e a possibilidade de resolução através do profissional de psicologia. O psicólogo e a psicologia também estão inseridos em outros contextos que não o clínico, mantendo sempre como foco de atuação as subjetividades produzidas e o indivíduo. Sempre dando atenção ao sofrimento psíquico produzido no contexto em que está inserido.
A psicologia é claramente possível a todos que queiram ajuda para atravessar um momento de crise, desenvolver habilidades, se auto-conhecer, promover mudanças, etc.


2 comentários:

  1. adorei sua matéria,continue assim é muito bom saber que temos profissionais competentes dando atenção ao sofrimento psicológicos das pessoas show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabenizo a iniciativa, assim como sugiro aos demais profissionais que abracem iniciativas interessantes como essa.

      Excluir