sábado, 13 de julho de 2013

Anomia: Uma falta de objetivos e perda da identidade

No mundo moderno, com tanta correria na conquista por uma posição social e um valor muitas vezes desmedido ao capitalismo, não percebemos que, há um rompimento com os valores tradicionais, uma transferência de valores imposta pela sociedade que não percebe estar adoecendo cada vez mais.
Muitos desses valores são ligados às religiões, que quando reconhecidas como manipuladoras, perderam a força do poder sobre as pessoas por muitos anos.
A partir das grandes e intensas mudanças provocadas por tanta modernidade, começou a haver um grande “vazio” nas pessoas, que passam a se encontrar na perda de identidade e falta de objetivos.
A ANOMIA tem como características essas duas questões; um estado de falta de objetivos e perda de identidade.
Hoje os valores são muito voltados ao capitalismo, porém, não preenchem totalmente os espaços dos valores anteriores, que foram deixados de lado como forma de mostrar independência.
Vejo que essa chamada independência, pode ter saído da medida estando em um exagero, provocando assim a anomia em muitas pessoas que nem mesmo sabem o que está acontecendo direito com elas.
A anomia é uma doença patológica ocasionada pela falta de harmonia entre seus desejos conscientes e inconscientes, chegando a nos mostrar também que, os fatores sociais, sobre tudo da sociedade moderna, influenciam em grande escala a vida dos indivíduos, especialmente os que tem comportamento suicida.
É preciso saber identificar, reconhecer e aceitar quando estamos passando por uma questão, a que não podemos ou conseguimos lidar sozinhos, para que peçamos ajuda a um profissional capacitado, para nos direcionar, nos fazer enxergar o que muitas vezes não conseguimos, quando estamos vivenciando o problema. Anomia: perda da identidade, psicologia: reconhecimento de si mesmo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário