quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sobre a Depressão!

Depressão hoje é popularizada como a “doença do século” e tem inundado nossa sociedade. A depressão é um transtorno de humor que drena a sua energia, motivação e ânimo, tornando-se difícil fazer o que você precisa para se sentir bem. Em nossa vivência perante as situações de rotina é comum passarmos por altos e baixos nessa caminhada. As perdas, frustações e a tristeza são consequência desses fatores e tal como ela uma reação comum.
Algumas pessoas descrevem a depressão como estar vivendo num túnel ou um sentimento angustiante de tristeza constante. Entretanto há alguns relatos de que algumas pessoas não se sentem tristes de tudo, mas sem sentido de viver, porque viver, para que viver. Como se a vida não houvesse mais sentido. É importante destacar que a depressão é diferente de tristeza ou desmotivação. A depressão modifica e interfere no desenvolvimento das atividades normais do ser humano. Muitas pessoas que passam pela depressão se sentem inúteis e com um imenso vazio, uma dor que não tem pouco ou nenhum alívio. E como cada indivíduo reage e age de uma forma, a depressão varia de pessoa pra pessoa, porém alguns sinais e sintomas são comuns.
Dentre eles destaco: dificuldade para dormir, sentir-se desamparado e desesperançado, não consegue controlar os seus pensamentos negativos por mais que se esforce, encontra-se irritado por coisas resolvíveis, pensamentos de que não vale a pena viver.  Quando estes primeiros sintomas sufocam e tornam-se esmagadores e já não se suporta é hora de procurar uma ajuda psicológica. 



O Tratamento da Depressão

 Dar se início ao tratamento da seguinte forma: O psicólogo trabalha juntamente com o indivíduo, ajudando-o a buscar sentido na vida, sentido esse que cada indivíduo possui dentro de si. Ajuda facilitando a auto percepção, o que passa tanto pelo racional como pelo corporal. Captando reações e sentidos que o faça sentir-se vivo útil e sociável. Aumentando sua autoconfiança e capacidade de se orientar criativamente em seu meio na busca de seu equilíbrio. Além da psicoterapia, é importante a força de vontade do paciente, de correr atrás dos seus sonhos (objetivo), o auxílio da família, dos amigos. São muito resultantes nesse processo psicoterápico.
É de extrema importância falar também que o indivíduo no início do tratamento tem sensações boas e agradáveis, alterando com os sintomas da depressão. E no decorrer do tratamento essas sensações boas e de autoconfiança passam a ser mais duradouras e constantes. Fiquem cientes que a depressão tem tratamento e cura.
E se você se enquadra nesses sintomas e situações, agende uma consulta ou uma avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário