terça-feira, 11 de junho de 2013

Traição

Sentir-se traído tornou-se próprio da condição humana e dos seus afetos. Podemos dizer que a traição tomou sua dimensão e significado devido a fatores históricos e socioculturais. Na mulher esse sentimento é ainda mais significativo, haja vista a mulher ser histórica e culturalmente tida como o sexo frágil.
 
A mulher ser traída pelo marido com um outro homem traz um peso maior, principalmente por estarmos inseridos em uma sociedade culturalmente machista e patriarcal, onde qualquer tipo de relação homossexual é tida como anormal e incorreta. O que acaba também por colaborar na situação de traição do marido com alguém do mesmo sexo que o seu.
 
Em qualquer situação de traição conjugal a mulher acaba por se sentir enganada, inferiorizada e diminuída, etc. E na situação de uma traição com parceiro de mesmo sexo há um aumento desses sentimentos e podemos acrescentar que a mulher sinta-se suja e trocada, torna-se mais confuso o entendimento do porque aquilo ter acontecido, há um aumento na sensação de incapacidade e desamor.
 
A traição pode ser aceita pela parte traída ou fazer vista grossa devido a diversos fatores.
As relações e seus vínculos afetivos se formam num conjunto de fatores psicoafetivos que são individuais, são de ordem da subjetividade, a resolução de uma situação de traição conjugal também vai depender do grau de reelaboração e enfrentamento dessa situação, assim como do fortalecimento de seu ego. Há na permanência da relação uma associação de fatores vinculares, afetivos e do grau de enfrentamento da situação. Isto se faz presente também em qualquer outro tipo de traição conjugal e de sua resolução. Há também a importância de valores individuais do sujeito traído e de como é para este a significação do ato de trair.
Podemos apontar como um dos fatores de permanência do casamento o afeto do amor, mas também pode-se permanecer nesta relação por motivos socioeconômicos, a existência de filhos, a dificuldade de seguir novos caminhos, a diminuição de sua independência durante o casamento, etc.
Nos homens a traição recaí da mesma forma que a mulher, e traz para si sentimentos de incapacidade, impotência, sente-se menos masculino e provedor. Porém, haja vista o homem ser criado numa cultura em que é incentivado a ter mulheres, além de que homem não chora e não sofre; este põe-se a resolver a situação de traição o mais brevemente, não aceitando o fato ocorrido nem fazendo vista grossa, na maioria dos casos.
 
É importante ressaltar que cada individuo vai lidar de um jeito com tal situação, cada um apresenta um histórico de vivencias, significações, subjetividade, experiências e afetos que vão estar diretamente agindo em qualquer situação de sua vida, incluindo a traição conjugal. É possível com apoio psicológico estar podendo pensar melhor a situação vivida, seus laços vinculares e a importância destes, encontrando uma maneira saudável de lidar com a situação em questão.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário