terça-feira, 6 de agosto de 2013

Identidade: o que é?

      O que nos faz únicos e exclusivos do resto das pessoas são muito mais que características psicológicas. A identidade é o conjunto de características, psicológicas, físicas, culturais, etc. Não existe uma identidade perfeita. A Identidade define quem somos. Ela diz aos outros e a nós, quem somos e para onde vamos. Identidade é única e absoluta em si mesmo. Ela é a constituição de cada sujeito, não é flexível como a personalidade, trata de questões internas mais sólidas e constituídas, sendo a personalidade parte da identidade.

      A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. Está ligado as atividades da pessoa, a sua história de vida, ao futuro, sonhos, fantasias, características de personalidade e outras características relativas ao sujeito. A identidade permite que a pessoa se perceba como sujeito único, tomando posse da sua realidade individual e, portanto, consciência de si mesmo. A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias ideias como a noção de permanência, de pontos que não mudam com o tempo, de família, sexualidade, de pertença no mundo, etc. 

      Para a psicanálise, o sujeito só pode se definir a partir de sua relação com os pais. O sujeito é produto da relação de amor e identificação com os pais. A criança disputa o amor de um dos pais, buscando identificação com o modelo que o outro representa.

      Nossa primeira inserção no mundo se dá através das relações paternas, que vão constituir a base da formação de nossa identidade junto a significação feita por cada um de nós em sua forma singular. Também vai contribuir na formação da identidade o contexto social em que o sujeito está inserido.


      É importante entender a sua identidade e respeitá-la. Em meio ao mundo em que vivemos não é difícil a identidade ser posta a prova e até mesmo corrompida. É algo que acontece com certa frequência na adolescência. Um psicólogo pode ajudar na orientação para se encontrar com sua identidade, entendê-la e na ajuda à promoção desta na vida particular, familiar e social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário