segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Você sabe a diferença entre o psicólogo, psiquiatra e psicanalista?

“Psi” é nome da letra Ψ do alfabeto grego e é o símbolo da Psicologia, porem muitos profissionais são indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista. Confundir o psiquiatra com psicólogo e psicanalista é mais comum do que muita gente pensa. Alguns até acreditam que eles são o mesmo profissional, e isso é perfeitamente compreensível, já que todos são profissionais da área de saúde psíquica.

A dificuldade em diferenciar pode até dificultar a vida daqueles que desejam encontrar ajuda apropriada para seus problemas. Saber ao certo o que fazem cada um deles e suas diferenças, pode ajudar muito você na hora de decidir qual procurar. Abaixo você poderá encontrar uma breve descrição do que fazem cada um deles e de como podem te ajudar.

O PSICÓLOGO - É formado em psicologia e se submete a um curso de 5 anos. Passa por um rigoroso programa de graduação e estágio supervisionado para então atuar com os processos psicológicos e emocionais da pessoa humana.

Como pode te ajudar?
Ele pode ajudar você a lidar mais eficazmente com os problemas emocionais e comportamentais, superando problemas emocionais. Pode te ajudar a desenvolver técnicas úteis e funcionar melhor nos relacionamentos e no trabalho.

O que acontece durante uma sessão com um psicólogo?
A decisão de procurar um psicólogo muitas vezes pode ser mais desafiador do que as sessões. O que acontece em uma consulta depende do problema ou da questão.  Mas de toda forma, o psicólogo vai encorajá-lo a falar sobre seu problema para ter uma ideia clara das questões e as opções mais eficazes para lidar com eles. E mesmo que você só se sinta mal e não saiba qual é o problema, ele possui treinamento para ajudar você a identificá-lo.

Só o psicólogo pode: Realizar aplicação de testes psicológicos.

O PSIQUIATRA – É formado em medicina, com especialização em psiquiatria. Lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional. É especializado no cuidado da saúde mental.

Como pode te ajudar?
Pode te ajudar trazendo o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Faz isso através de uma avaliação completa do doente, com várias perspectivas. Você poderá ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.

Como são as consultas?
Pacientes psiquiátricos podem ser seguidos em internamento ou em regime ambulatorial. Neste último, eles vão às consultas no ambulatório, geralmente marcadas antecipadamente, com duração de 30 a 60 minutos. Nestas consultas geralmente o psiquiatra entrevista o paciente para atualizar sua avaliação do estado mental, revê o tratamento, medicamentos e pode realizar abordagem psicoterápica. A frequência com que o médico marca as consultas varia de acordo com a severidade e tipo de cada doença.

Só o psiquiatra pode: Realizar a tarefa de prescrever medicamentos.
 
O PSICANALISTA - Psicanalista é o terapeuta que fez curso de psicanálise. A base de estudo é feita através das teorias de Sigmund Freud (1856 – 1939). Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior. O psicanalista pode ser também um psicólogo ou um psiquiatra. É um método que pode ser utilizado por qualquer profissional.
Como pode te ajudar?

Pode te ajudar na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias, baseada nas associações livres e na transferência, podem analisar conteúdos mais profundos da nossa mente, ajudando a trazer à tona conteúdos e pensamentos inconscientes.

E como é a sessão?
Você numa postura relaxada, é solicitado a dizer tudo o que lhe vem à mente. Sonhos, esperanças, desejos e fantasias e muito mais. Geralmente, o analista escuta bastante, fazendo comentários quando no seu julgamento profissional visualiza uma oportunidade para que você torne consciente os conteúdos reprimidos, a partir de suas associações. Escutando tudo que você tem a dizer, o analista tenta manter uma atitude empática e de neutralidade. Uma postura de não-julgamento, visando a criar um ambiente seguro.

Mas tenha em mente que em muitos casos esses profissionais atuam em conjunto para solucionar os problemas emocionais e comportamentais das pessoas. Para ter mais informações e saber qual deles pode te ajudar mais, basta procurar qualquer um desses profissionais. Eles saberão avaliar, esclarecer e encaminhar ao profissional mais apropriado.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário