terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sentimento de bem-estar

Qualquer sociedade busca como uma de suas maiores aspirações viver em estado de bem-estar. A busca pela felicidade rege a maioria de nossas ações e escolhas do cotidiano e perpassa todas as fases da vida. E, para isso, estar em paz com si próprio é fundamental. O bem-estar psicológico é tido como mais importante para se alcançar o bem-estar. Possibilita uma maior motivação de um bem-estar físico, e se associam.

Se a pessoa não se vê de forma positiva, podendo até ter uma vida maravilhosa, mas se existir algum ponto que não está tão bem, ela tende a focar justamente neste ponto, ganhando uma relevância muito maior do que deveria ter.

Estar plenamente feliz não deve se tornar uma busca incondicional é importante que a felicidade surja como um efeito das ações positivas e não como uma obrigação. Ter consciência de que nem sempre tudo estará bem é fundamental para o bom aproveitamento da vida e para o sentimento de bem-estar.

Entender seus limites, aceitar suas qualidades e defeitos, também são essenciais para o sentimento de bem-estar. Tanto o bem-estar consigo quanto com o mundo ao redor e nas próprias relações e vivencias.O mal estar também é importante, no momento em que se admite que o mal é inerente, que uma certa dose de conflito faz parte, faz com que haja um melhor aproveitamento das experiências desprazerosas do cotidiano e da vida.


Podemos dizer que o sentimento de bem-estar esteja associado a 6 campos da vida do sujeito.

1° Auto aceitação.
Avaliações feitas sobre si próprio, autoconhecimento. 

2° Relações interpessoais positivas.
Ninguém vive só, relações positivas e saudáveis.

3° Autonomia.
Decidir o que fazer, quando e como fazer. 

4° Domínio ambiental.
Ser influente e não se permitir ser refém dos outros. Ter suas próprias vontades e desejos. 

5° Propósito de vida.
Perceber que sua vida tem significado e que não está aqui à toa. Buscar a realização de seus próprios sonhos e desejos. 

6° Crescimento pessoal.
Perceber a vida como um processo de crescimento, não se encontrar em estado de estagnação ou depressão da vida.

A psicoterapia pode ajudar a qualquer sujeito a produzir e evidenciar seu sentimento de bem-estar, através da elaboração de traumas, conflitos e problemas. Buscando se encontrar no mundo e assumindo seu papel perante sua vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário