sexta-feira, 10 de maio de 2013

Psicologia, a profissão que incomoda!

Ainda hoje se tem uma visão muito equivocada sobre a psicologia.
Por muitos anos a profissão foi vista como tratamento para pessoas com esquizofrenia, o que não deixa de ser uma verdade, porém para casos como esse o tratamento vem acompanhado da medicina com medicamentos, um trabalho feito com a colaboração de várias áreas.
A mídia tem o poder de levar grande informação para dentro de nossas casas, algumas vezes mostrando a profissão como verdadeira e necessária. Já em outras situações deixa a entender que é uma brincadeira, como um passeio ao shopping. Fazendo com que as pessoas possam passar a ver esta profissão como desnecessária em muitos casos em que é de extrema importância.
Quando em novelas é mostrado, uma pessoa com um problema real, a psicologia se faz presente de maneira verdadeira, mas quando se aborda sobre posição social, mostra pessoas com conflitos interno que não conseguem resolver, entender ou aceitar, tratando a questão com pouca importância.

E muitas vezes isso se confunde, pois fazer análise é descobrir-se como realmente se é, algo que pode ser muito revelador e satisfatório, mas também pode passar por um período de grande conflito e então é necessário que estejamos implicados no tratamento para conseguir suportar tantas descobertas sobre nós mesmos, pois temos a ilusão de sermos perfeitos, sem defeitos, quando então descobrimos que perfeição não existe.
A psicologia é uma profissão que incomoda a muitas pessoas e profissionais, por fazer um trabalho eficaz onde o sujeito passa a se conhecer e ser dono de si por inteiro, aceitando seus ¨defeitos¨, aprendendo a lidar com as situações do cotidiano de maneira clara, sem que seja preciso se esconder. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário