quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sou portador de TOC?

A questão é: Sou portador de TOC, por fazer repetitivamente algumas atividades de forma compulsiva?
O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade.
É evidente que você já deve ter escutado nas rádios, visto a TV falar desse transtorno. Classificado como um distúrbio psiquiátrico de ansiedade como descrito no Manual de diagnóstico psiquiátrico DSM VI.  O TOC age de forma com oque a pessoa adquira várias repetições de atos e atividades, chamadas assim de compulsões. Manifestado por alterações do comportamento, dos pensamentos e  das emoções. Tem como caraterística principal é a presença de obsessões: imagens pensamentos, ou impulsos que invadem a mente de forma avassaladora, acompanhados de ansiedade, desconforto e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão). Outro exemplo são as dúvidas (obsessão), que são seguidas de verificações (compulsão).

Sintomas:

Em algumas situações, todas as pessoas podem manifestar rituais compulsivos que não caracterizam o TOC. O principal sintoma da doença é a presença de pensamentos obsessivos que levam à realização de um ritual compulsivo para aplacar a ansiedade que toma conta da pessoa.
Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo.
Quando devo  procurar ajuda?
É muito importante observar se esses sintomas são repetitivos em sua vida, pois não há quem não tenha experimentado alguma vez ter um comportamento compulsivo. Mais se ele se repete a ponto de prejudicar a execução das tarefas diárias, é hora de procurar um psicólogo e se tratar.
Esconder os sintomas e se anular é um péssimo caminho. Por isso procure ajuda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário