domingo, 5 de maio de 2013

Você sabe perder?

Você sabe perder? Ou sabe o que é ser um bom perdedor? As pessoas costumam dizer por ai que "o bom perdedor" é aquele que não fica irritado, "aceita" a perda numa boa, segue em frente e não fala mais nada sobre o assunto. Mas será que essa pessoa realmente "soube perder”?
Perder não é tão fácil assim, primeiro por que toda vez que perdemos algo passamos por um processo de luto, aquele momento em que processamos e elaboramos a perda. Durante o dia experimentamos pequenos lutos, e são vários. A cada momento que nos deparamos com uma frustação ou perda entramos em luto. Podemos dizer que o tamanho do luto é equivalente ao valor que damos ao que foi perdido. Sendo assim fica a pergunta "quem é bom perdedor?".
Antes de pensar sobre isso você deve entender o porquê é tão difícil aceitar certas perdas na nossa vida. Vamos considerar que uma perda pode ser muito maior do que aparenta ou muito menor do que esperamos. Tudo vai depender do valor que foi dado ao “objeto” perdido, ou do que realmente foi perdido.


Acredite, nem sempre a morte é a maior das perdas. O tamanho de uma perda sempre vai variar de pessoa para pessoa e não de objeto para objeto. Perder o emprego pode significar perder um projeto de vida, ou no caso o fim de um relacionamento pode significar abandonar a fantasia de que todos nós temos uma alma gêmea, até mesmo uma joia perdida pode significar que o elo entre você e uma pessoa querida se foi. E é por isso que muitos lamentam por anos algo que se foi sem nunca desconfiarem do que realmente sentem falta. 
O que a maioria de nós não sabe é que toda perda traz junto de si um ganho. Pode até não ser um ganho que você quer, mas ainda sim um ganho. Por exemplo, aquele emprego perdido traz a oportunidade de um recomeço, ou quem sabe finalmente a chance que você tanto esperou para trabalhar com algo que realmente goste. O relacionamento que terminou pode destruir suas fantasias românticas, mas pode lhe trazer novas e enriquecedoras relações, quem sabe em uma dessas, você não entende que melhor que uma alma gêmea é uma alma diferente que te mostrará novas formas de ver a vida.
A questão é saber reconhecer pelo que estamos realmente sofrendo, o que realmente vai nos fazer falta.
Perder nos remete a falta que todos sentimos na vida, falta essa que nunca será completamente preenchida, e isso não precisa ser algo ruim. Nossa sociedade não nos ensina a valorizar as perdas e sim os ganhos, e esta é uma ideia bem perigosa para seres tão frágeis como nós, que por mais que façam, sempre irão perder algo. 
Sendo assim eu acredito que o verdadeiro "bom perdedor" é aquele que sabe o que perdeu, só esse terá chance de ressignificar sua perda e quem sabe conseguir olhar com bons olhos o que a vida lhe trouxe como ganho. Perder pode ser muitas vezes a única chance de se ganhar algo verdadeiramente significativo. E é por isso que eu te pergunto, você sabe perder?


Nenhum comentário:

Postar um comentário