segunda-feira, 24 de junho de 2013

7 pontos sobre a bipolaridade

O distúrbio bipolar é uma forma de transtorno marcado pela variação extrema de humor. O sujeito experimenta fases de extremo bom humor e animo como também de grande tristeza, desanimo e depressão. Essas fases são categorizadas como fase maníaca e hipomaníaca (hiperatividade física e mental) e Depressão (Inibição, lentidão para conceber e realizar ideias, e ansiedade ou tristeza).

Hoje em dia existem uma série de medicamentos denominados estabilizadores do humor e técnicas terapêuticas que são utilizadas no tratamento. Isto levando em consideração as afirmações de especialistas quando afirmam que existem indicativos de fatores genéticos e comportamentais como desencadeantes. A maioria dos casos começa a se apresentar por volta da adolescência até por volta dos trinta anos e os sujeitos alternam ciclos mais ou menos graves de depressão e humor exaltado. Podem existir tipos diferentes e características psicóticas dependendo da intensidade do distúrbio, tratamento e evolução.

Devido aos tabus e mitos sobre o transtorno, muitos levam anos, às vezes décadas, até procurar tratamento com um profissional competente. Por isso é muito importante que se esclareçam alguns mitos que levam as pessoas a estigmatizar outros e a si mesmas como bipolares.

1º A bipolaridade é genética e a pessoa já nasce com esse transtorno, não a como evitar – Segundo a psiquiatria existe sim uma predisposição genética que só se desenvolve através de fatores externos. Esses estímulos ambientais e comportamentais ajudam a desenvolver o quadro sintomatológico e também causam recaídas. Como por exemplo: A perda parental precoce, períodos de stress longos e contínuos, pressões sociais, uso de drogas, estimulantes e muitos outros.

2º O transtorno bipolar só afeta o humor do sujeito - Não é verdade pois os prejuízos percebidos vão além dos afetivos, ele também afeta a cognição e a capacidade de desempenhar tarefas intelectuais. Durante alguns períodos a dificuldade para resolver problemas pode ser muito maior que em outras épocas, trazendo a sensação de perda de inteligência. Muitos pesquisadores tem encontrado indícios da relação do transtorno com doenças cardíacas, enxaquecas e outros problemas físicos.

3º O transtorno bipolar é causado por um desequilíbrio químico no cérebro - Como citado antes o transtorno tem seus aspectos neurológicos sim, mas estes por sua vez são ativados e até agravados por diversos estressores, tais como relacionamentos pessoais, preocupações financeiras, pressões escolares e muitos outros.

4º O humor da pessoa muda diversas vezes no dia - Isso não caracteriza o transtorno bipolar, uma vez que os ciclos e estados de mania ou depressão duram semanas e até meses. O que observamos todavia é que muitas vezes no estado de mania, por exemplo, os sujeitos possuem uma baixa tolerância a frustações e o bom humor pode dar lugar ao mau humor rapidamente.

5º O tratamento do transtorno bipolar e realizado somente através da medicação - Totalmente falso. Apesar de fundamentais no tratamento, a recuperação é praticamente impossível sem uma rotina de vida adequada (alimentação, exercícios, sono). Sem estratégias de psicoterapia e técnicas de gerenciamento de stress, fica difícil lidar com os estressores que são a principal causa de recaídas e agravamento dos quadros.

6 º O transtorno afetivo bipolar não tem cura - De fato pessoas diagnosticadas com transtorno afetivo bipolar, terão sempre que estar atentas a sua saúde psíquica, mas realizando terapia e acompanhamento medicamentoso apropriados, ela pode retomar sua rotina de vida de forma normal, até desenvolvendo mecanismos para lidar com fatores que causam recaídas.

7º A psicanalise não serve para tratar Transtorno Bipolar - A psicanalise trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim, ela ajuda no autoconhecimento e no desenvolvimento da habilidade em lidar com problemas do próprio eu. Sendo assim também ajuda a desenvolver a habilidade de lidar com todos os estressores que podem desencadear e agravar o transtorno. Conhecer a si mesmo é aprender a reconhecer suas limitações e portanto evitar situações que tragam desequilíbrio psíquico.

Mesmo tendo esses 7 pontos claros a respeito do transtorno bipolar o mais importante é ter a consciência de que o transtorno é resultado de uma série de fatores e portanto seu tratamento ideal é realizado por uma equipe de profissionais diferentes. A evolução do tratamento vai variar de sujeito para sujeito e da qualidade do acompanhamento, mas as possibilidades de recuperação é evidente. Sendo assim devemos sempre ter em mente que para além de um diagnóstico, existe um mundo de possibilidades que só depende de cada um de nós.


2 comentários:

  1. Muito esclarecedor! Agora eu sei que a minha irmã não é bipolar é só doida mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Aryadne, existe uma diferença entre as duas condições, mas quem sabe ela não é só diferente né rsrs
      Abço

      Excluir