terça-feira, 25 de junho de 2013

Eu me conheço?


A psicoterapia além de trabalhar as questões do sujeito, seus problemas, dores e angústias também é um caminho para o autoconhecimento e para olhar para si.

O mundo moderno ocupa a todos no seu máximo de tempo, diz-se que nos dias de hoje ter tempo livre para si é um luxo, o que não deveria ser. É preciso de tempo para si, para seu lazer, para pensar em si, para entender sentimentos, ideias e pensamentos. Preciso para não se deixar ser engolido pela massa e viver uma vida apenas levado, e não vivida.

Muitas decisões podem ser melhor tomadas se você se conhece, se para pra refletir nos diversos pontos que a envolvem. Olhar para si nem sempre é fácil, pode trazer a tona dores adormecidas, momentos difíceis que talvez não foram plenamente superados e angústias ainda existentes. Mais se faz necessário como forma e possibilidade de viver de uma forma mais saudável, sem deixar resquícios de possibilidades de adoecimentos físico, mental e emocional.

Sabe-se que a psique e o emocional afetam o corpo e vice-versa. Com o mundo prático e industrial pensa-se só no corpo, em só cuidar e privilegiar o físico esquecendo-se do quão importante é manter uma cabeça saudável, um emocional equilibrado e o entendimento de que forma você funciona na vida, nos problemas com suas próprias questões.

Não é preciso ter medo de se olhar. Ver que você é capaz disso e de fazer o melhor para si é enriquecedor e traz a possibilidade de uma vida mais clara, saudável e equilibrada.

O autoconhecimento possibilita entender seu papel na família, na sociedade, no trabalho e o seu papel consigo mesmo. Entender suas possibilidade, aceitar seus limites e saber lidar com suas questões de uma maneira menos traumática e mais feliz. Também é possível entender como você lida com o mundo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário