sexta-feira, 28 de junho de 2013

Drogas: Cuidado com as lícitas!

Um problema que atinge a toda a sociedade, mas poucos conseguem falar abertamente, é sobre a questão das drogas. Como chega à casa das pessoas sem que percebam? Muitas vezes quando se dão conta, a droga já está causando grandes danos às famílias.

Os usuários de drogas normalmente são os últimos a perceber e aceitar que precisam de ajuda profissional. Tratamento, internação, intervenção medicamentosa e sempre acompanhamento psicoterapêutico são meios necessários para que a pessoa possa então ter uma possibilidade de reintegração.
Porém é preciso que se esteja muito atento ao uso de medicamentos, pois, medicamentos ingeridos com grande frequência e em dosagem excessiva, torna – se droga. Geralmente as pessoas não se dão conta dos perigos das drogas lícitas.

O uso das drogas tem o seu início por vários fatores, ser aceito em um grupo, insatisfação consigo mesmo, problemas familiares, entre tantos outros. As drogas lícitas como, por exemplo, o cigarro, o álcool e até mesmo o remédio, podem ser ainda mais perigosas, pois são de fácil acesso.

A droga é geralmente apresentada como algo que traga tranquilidade e satisfação, podendo deixar a pessoa em estado de sublimação. Não se diz sobre os efeitos negativos para a saúde, além da dependência e se observarmos, isso acontece muito em relação aos medicamentos.

Todo usuário tem a ilusão de que está no controle da situação e que consegue parar a qualquer momento, porém quando faz essa tentativa, entra em um período de abstinência, que na maioria das vezes o faz retornar ao uso, seja das drogas lícitas ou ilícitas. A agressividade é constante nessas pessoas, principalmente se são questionadas sobre o assunto, algumas chegam a cometer delitos dentro e fora de casa.

É preciso que as pessoas estejam atentas e dispostas para obter informações  sobre o assunto e que tenham um relacionamento franco com a família para que possam conversar e esclarecer sobre as questões mais diversas. Fugir do assunto, fingir que não está vendo ou que não percebeu certamente é a maneira mais fácil, porém a mais dolorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário