segunda-feira, 1 de julho de 2013

Como superar a baixa autoestima.

O tema pode ser batido e desenvolver autoestima pode parecer uma tarefa fácil, mas não é isso que observamos na prática. Quantos já leram milhares de livros de autoajuda e mesmo assim continuam travando lutas épicas contra si mesmos, tentando mudar comportamentos, aparência e até aspectos da personalidade.

Sempre se sentem indesejáveis e fracassam em um relacionamento atrás do outro, alguns até mesmo se perguntando se nasceram para amar ou se o mundo se tornou um lugar mais frio.

De qualquer forma o que fica claro é que uma autoestima baixa traz impacto forte e direto a vida amorosa de qualquer pessoa. Se o sujeito tem uma auto imagem desvalorizada ele parte para os relacionamentos disposto a fracassar, mesmo que de forma inconsciente. Uma vez que eu não gosto de mim, vou querer me fazer sofrer.

Se esse é seu caso, vamos entender de forma prática nesse texto o que é autoestima e como podemos desenvolve-la. Ter autoestima é mais do que se achar bonito e legal, ter autoestima é se perceber como se é. Acima de tudo, autoestima é auto aceitação.

Sem filosofar muito precisamos entender que a construção da autoestima é mais complexa do que se imagina, pois veja. Nossa auto imagem começa a ser construída na infância, e durante a infância não temos uma visão nossa. Nós só temos os olhos do outro para nos conhecer, e imagine o perigo que é quando esse outro só repara os seus defeitos, só crítica o que você faz e sempre que você acerta isso passa desapercebido.  Você vai crescendo com a impressão de que não é legal, de que não tem competência, de que não nasceu com o que é preciso pra conseguir o que deseja e muito mais. Mas perceba, isso não é verdade.

Independentemente do que te fez ter uma autoestima baixa, ela foi construída durante muitos anos e muda-la não acontece de forma magica e rápida. Se perceber como é, pode ser difícil. Isso por que temos uma visão idealizada pra mais ou pra menos de nós mesmo. Então se desligar desse padrão idealizado por nós mesmo é muito importante, pois essa beleza física e personalidade cativante que achamos que devíamos ter, nem sempre é o que nos faz feliz. Todos temos o bom e o mal dentro de nós.

Sendo assim, se você acredita que devia ter um corpo sarado, uma personalidade magnética e uma inteligência rara. Aqui vão algumas dicas práticas para desenvolver uma autoestima mais elevada que te permite relações mais saudáveis e felizes:

Observe como você mesmo se trata e pare de reparar tanto em como os outros te tratam. Muitas vezes você pede dos outros coisas que nem você faz por si mesmo.

Tente reconstruir os pontos frágeis e para isso se pergunte. Eu me arrumo para o outro ou pra mim? Eu cozinho para o outro ou pra mim? Eu me levo pra passear? Quando foi a última vez que fiz algo por mim. É impossível desenvolver apreço por si mesmo se você não gasta tempo consigo mesmo.

Pare de se comparar aos outros, nem trigêmeos são iguais. Desenvolvimento emocional se dá de forma diferente para cada pessoa. Por isso, esse padrão comparativo, sou pior ou melhor que fulano não é nada prático para quem procurar se conhecer melhor. Sua referência deve ser você mesmo.

Procure se conhecer melhor, pois se aceitar, significa fazer as pazes, desenvolver afeto. Faça amizade com você mesmo. Como espera que alguém te conheça se você não o fez.

Lembre-se autoestima é diferente de auto conceito. Ela é mais o que você sente, do que o que você acha. O que achamos de nós mesmo, tipo: sou feio, não sou mais jovem, não sou engraçado pode ser baseado em padrões estabelecidos por outros e não nos nossos. Todas essas sensações de fracasso fazem muro que nos separam das pessoas e das possibilidades, e esse muro precisa cair.

Por fim, se conheça e se aceite. E se mesmo assim achar pontos que gostaria de melhorar, cabe a você mesmo transformar o que pode e deseja em si mesmo. Assim como aceitar características próprias e de sua personalidade. Por isso pense com muito cuidado se você realmente deseja mudar ou se a vontade parte do desejo de ser aceito ou satisfazer a outros.

Mude pequenas coisas aos poucos. Entenda o que pode ser mudado primeiro e o que só poderá melhorar depois de outras coisas. Metas difíceis demais só servem para reforçar sentimentos de incapacidade.

Se desejar procure fazer psicoterapia, ela pode ajudar no processo de autoconhecimento sem contar que, trata-se também de um gesto de autoestima muito grande. O psicólogo pode te ajudar a ver com mais clareza o seu potencial e quais os padrões dos outros e seus te limitam.

Se tiver mais dúvidas a respeito de como a auto imagem e autoestima se constroem, ou se deseja conhecer outros métodos para desenvolver uma autoestima mais elevada. Entre em contato por e-mail e mande sua dúvida.

Até o próximo tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário