segunda-feira, 8 de julho de 2013

Como controlar a ansiedade ao encontrar o Amor


A expectativa frente ao encontro amoroso pode ser uma das maiores dificuldades para quem nunca consegue namorar ou criar laços com outra pessoa. A ansiedade até certo ponto é muito boa, pois significa: “ânsia de” e faz com que você se mova em direção aquilo que deseja. Porém, muita ansiedade pode te paralisar e até detonar todas as chances de criar laços com a pessoa em questão.

Primeiro porque ela impede o fluxo natural no desenvolvimento da relação. Suas expectativas a respeito de uma relação ideal e a pressa podem dar um peso a uma relação nova, que por configuração só suporta coisas leves.

A ansiedade também pode aumentar pela presença do medo, já que encontrar um parceiro amoroso não é o mesmo que encontrar um emprego, por exemplo: Se você quer ser engenheiro. Vai estudar, se preparar e tudo dependera de você. Mas a sensação que a maioria tem no que diz respeito a relacionamentos é de que o sucesso não está em sua mão. Que não está em seu controle e que não há nada que você possa fazer a não ser torcer para que o destino ajude. E isso não é verdade.

É exatamente por essa sensação de impotência que muitos atropelam processo, acabam mostrando uma expectativa grande demais e assustam a outra pessoa. Mesmo que você ache que se controla, seus comportamentos e expressões denunciarão a sua ansiedade e expectativa.

O medo da solidão também agrava a ansiedade e faz com que você atropele as etapas, só para garantir que aquela nova oportunidade de se relacionar com alguém não passe em vão. Isso pode te fazer propor um namoro muito rápido, cobrar sentimentos e demonstrações de afeto antes mesmo delas terem se desenvolvido.

É preciso entender que você pode fazer muitas coisas para ajudar essa nova relação a se desenvolver. Então entenda que grandes compromissos nascem de pequenos gestos, da convivência, do tempo e da leveza. Ainda que a pessoa não demostre os comportamentos que você considera fundamentais, de tempo ao tempo. Ela pode demostrar em um futuro breve outros que você nem imaginava.

Então quando você esbarrar com a pessoa que vai mexer com seu coração, procure estar aberto e calmo. Faça sua parte, se abra para as diferenças e aguarde por uma relação que talvez você não tenha imaginado. Não se precipite e permita que o outro se sinta tranquilo e seguro para te experimentar.
Tudo que chega a ser grandioso e forte, um dia já foi pequeno, calmo, fraco e devagar. O que nasce grande já está perto de seu fim. Pense nisso.



2 comentários:

  1. Muito bom seu texto! Sou muito anciosa e tenho treinado para diminuir isso senão espanto quem se interessa por mim.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto! Estou passando por isto neste exato momento rs. Conheci uma pessoa no quanl estou gostando muito porem estou ansiosa e com medo. Preciso ficar leve e deixar as coisas rolarem! Adorei as suas palavras!

    ResponderExcluir