domingo, 21 de julho de 2013

Síndrome Plurimetabólica

As pessoas hoje em dia tem o mau hábito de, por muitas vezes e até mesmo durante muito tempo, se automedicar. Com essa conduta, geralmente quando se recorre a um profissional, a pessoa já se encontra com vários problemas além do inicial.
A Síndrome Plurimetabólica tem como forte característica para seu desenvolvimento, o acúmulo de gordura abdominal, além das diversas alterações metabólicas no organismo, daí a origem do nome.
Com excesso de gordura na região abdominal, há uma resistência à ação da insulina, fazendo com que o organismo, o pâncreas, produza em grande quantidade a insulina que circula na corrente sanguínea, causando diversas e perigosas consequências como; o aumento do colesterol, do ácido úrico, triglicérides, dentre outros. É também muito comum e perigoso o aumento da pressão arterial, podendo chegar a desenvolver até mesmo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e/ou derrames cerebrais, além da diabetes.  
Para diagnosticar uma pessoa com a síndrome, é preciso que esta apresente no mínimo três dos problemas supra citados. Não se deve ter como regra que toda pessoa que tiver pressão alta, é portadora da síndrome.
É necessário e fundamental um diagnóstico médico, já que existem vários fatores envolvidos com a doença. Devo ressaltar que, o tratamento geralmente é crônico, sempre realizado com acompanhamento profissional que fará prescrições de medicamentos de forma rigorosa.
Como já sabemos, a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, previne muitos problemas de saúde, não é diferente nesse caso, assim como posso dizer que, talvez sejam as principais formas de prevenção. 
A obesidade é o fator principal no desenvolvimento da Síndrome Plurimetabólica, sendo assim é de extrema importância e necessidade, o acompanhamento com um grupo de vários profissionais, como psicólogos, nutricionistas, endócrinos, entre outros que se fizerem necessários.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário